domingo, 21 de agosto de 2011

Vovó Leniria...(Mimi, Ía)



SAUDADE, SAUDADE, SAUDADE…

Ela sempre levantava muito cedo, para que todos nós pudessemos sair com o café da manhã tomado.

Todos os meus aniversários, ela tirava uma flor do jardim e deixava ao lado do meu café da manhã e passava o dia sempre comigo.

Ao chegar da faculdade, ela sempre estava acordada me esperando, seja qual fosse a hora.

Perto da hora do almoço ela, com tudo pronto deitava perto da porta, no chão, sempre no chão para “esticar as pernas”, como ela mesma dizia.

Ela adorava ver as novelas da tarde, no vale a pena ver denovo. E gostava de sair depois disso, normalmente para ir ao mercado. (ela adorava mercado).

Ela dizia que tinha que fazer pesquisa de preço nos mercados e sei que também era importante, mas ela ia em todos para buscar apenas a promocão! – acho que ela economizava nos produtos mas gastava na gasolina!

Quando comecei a namorar o Jacy, ela ficou radiante! Ele tem um mercado!

O chinelo rolava solto e saíssemos da linha!

Fazia comidas espetaculares….eu não apreciava muito, agora sinto muita saudade do gosto delas.

A noite, sempre tomava um iogurte.

Me ensinou a comer, uma fatia de pão, com tomate e ovos cozidos e a bebida, café para acompanhar. Adoro!

Adorava falar da experiencia de morar na Guatemala, o lugar que ela mais amou morar, posso dizer que eu também.

Um pouco da Guatemala…..

Ela ia na escola, colocava os pingos nos is, sem falar uma palavra de espanhol! E todos a entendiam…

Me ensinou a ler, escrever com muito capricho e ser extremamente organizada.

Era uma artista, pintora, artesã, professora e mãe.

Me ensinou o hino da Guatemala sem saber o que significava.

Todos os dias, ao voltar do colegio, olhava minha mochila e organizavamos meus estudos.

Era muito severa.

Adorava falar e tirar sarro dos meus ex, futuros namorados!

Adorava as familias reais. Acordou de madrugada para ver o sepultamento da princesa Diana. Me ensinou a amar estes eventos reias!

Era os nossos ouvidos.

Ela sempre tinha razão.

Sempre vestia “legging” e plataformas…

Era muito elegante, com seus lenços, cremes…etc.

Fazia cafuné em mim todas as noites durante os seus ultimos 5 anos.

Fazia roupas para as minhas barbies.

Ela lembrava do aniversário de todos os nossos familiares.

Sonhava em ter netos, o Augusto e a Maria estão aqui mãe.

Ela não conseguia ler de perto, mas passou muito tempo sem oculos.

Tinha um caderno com todos os gastos mensais e toda semana eu tinha que tirar um extrato pra ela.

Não era uma pessoa de muitos amigos, mas amava os que tinha.

Escutava meu irmão sem cansar, mesmo nas noitadas…

Tentou aprender ingles e digitou uma frase no computador “Uma vaca entrou aqui em casa”—acho que foi isso, um email para meu pai…. Levou 15 minutos.

Ela era de ferro.

O Cancer não venceu e ela não deisitou de viver, ela descansou.

Ela dedicou a sua vida a nós, a sua família e nunca deixou de lutar.

O Augusto não conhecera sua avó Leniria, mas ela sempre estará presente em sua vida.
Minha mãe era muito mais que estas poucas lembranças dos meus 25 anos ao seu lado.
Todos os dias destes últimos quatro anos, não houve um dia que passei sem lembrar ou falar nela.
Hoje entendo muito sobre o que ser mãe para ela significava, ela me ensina a ser mãe todos os dias.

Quatro anos sem ela.


Anne



Um comentário:

  1. Anne! This is such a beautiful post, she was certainly an amazing woman and mother, and so are you! Te admiro muchísimo! Y te quiero muchísimo tambien! Un gran beso para Augusto!

    ResponderExcluir